Rapidinhas – Outra vez, Independência.

Por Marcio Cavalcante

Um dia desses fui ao Parque da Independência para reativar memórias da infância neste local de grande simbologia para a cidade de São Paulo. Confesso que tinha uma pontinha de esperança de rever os fotógrafos Lambe-Lambe com as fantasias disponíveis pra criançada, não estavam… Mas ainda tenho os monóculos que guardam imagens da confecção da minha infância.

Essa visita teve haver principalmente com as lembranças das paradas militares do final da década de 70 que eu com 7, 8 anos ficava curioso, fascinado, entusiasmado e “achava” bonito tanta gente uniformizada, carros, cavalos, aviões, tanques… Iguaizinhos aos meus bonecos da Revell e aos Plamobils… Ingenuidade deliciosa.

Bom, lá se vão mais de 30 anos, as verdades foram se descortinando, a percepção abrangendo mais ideias e entre essas mudanças estão que as rodas dos jipes, dos tanques, das baratinhas a um bom tempo foram substituídas pelas rodas de bicicletas, patins, patinetes e skates, no qual cito o camarada Davi Moreti e seu chamado evangelístico. Os cães policiais deram lugar a vira-latas e pugs convivendo entre pastores e pit bulls. Os coturnos deram lugar aos tênis e chinelos de garotos e garotas que correm livres, com ou sem capacetes, que não são monocromáticos.

Dos desfiles militares, sobraram meus bonecos e brinquedos, já que neste parque a presença majoritária é de pais, tios, amigos, namorados, sem-teto, ciclistas, ambulantes, pessoas em geral que circulam em uma sincronia não mais militarizada.

A minha cidade não é mais obrigatoriamente verde oliva… tem varais de cores, sendo o verde do parque que se sobressai como esperança. Obrigado a quem de direito pela memória, pela luta, pelas mudanças… e que possamos manter a liberdade sempre acima da “Paz sem voz, que não é paz é MEDO”.

Texto: Marcio Cavalcante.
Foto: Google.

Um comentário sobre “Rapidinhas – Outra vez, Independência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s