São Paulo – SP

Por Fernanda Saraiva

No dia 15 de fevereiro de 2016 voltei a estudar à noite. Quero contextualizar essa situação antes de contar a história de hoje. Quando ingressei na universidade de jornalismo em 2014, estudava à noite, e eu amava o que eu fazia, mas no segundo semestre eu engravidei, e ao final do ano tive que mudar de horário, mudar de vida.

Em 2015 tive a péssima experiência de estudar de manhã, com uma turma desconhecida, com meus sentimentos também desconhecidos. Mas, no todo, posso dizer que eu conheci pessoas inesquecíveis, e tive experiências igualmente inesquecíveis. Já o ano em si, foi muito ruim. O que não é o caso para falar agora, preciso apenas dizer que voltei para o noturno, como o filho pródigo.

Eles e nós.
             Eles e nós.

Ontem, eu fiquei pela metade do caminho, o que me permite ver o centro à noite, já que eu sempre via pela manhã, nas andanças até à faculdade. Peguei o metrô na estação Barra Funda e com um pouco de esforço, desci na estação Anhangabaú, linha vermelha. As instruções eram: “desça do metrô e siga pelo lado direito da plataforma”. Eu nem sabia que tinha saída do lado direito, acabei indo pelo lado esquerdo, porém, escada direita, na saída do Terminal Bandeira. Errei o lado e tive que descer para atravessar a plataforma e seguir do lado certo, a saída da Prefeitura.

Quando eu sai, ele estava lá me esperando, sorriu para mim e eu sorri de volta. Deu-me um beijo na boca e um abraço forte, e mostrou a fila para a entrada no metrô. “Olha onde está o fim da fila”. Subimos dois lances de escada na saída da estação e a fila se estendeu até o começo do Largo São Francisco. “Meu Deus”, eu disse. Nem estava mais chovendo, porque será que tinha tanta gente assim por ali? Não soube responder na hora e não sei responder agora.

Seguimos então ao nosso compromisso e olhamos a fila: pessoas com aparência de cansaço, desanimo, muitas voltando do trabalho, outras indo para a faculdade, voltando de cursos, vadiando pela rua. Nenhuma estava feliz como nós.

Foto: AM.

Deixe um comentário